A polêmica "Frederica" by Vanessa Martins



O tema polêmico que nestes dias anda a dar que falar é o da reportagem da sic sobre os blogues como forma de vida e de ganhar patrocínios e até bens materiais. Não. A polêmica não é sobre a reportagem mas sim sobre o que nela foi dito. Não por todos os seus intervenientes, apesar de qualquer coisa ter sido mal interpretada por qualquer pessoa menos bem formada, mas pela actriz Vanessa Martins, do blog Frederica.
Aqui em causa está o que lhes disse. Ela teve o "desplante" de dizer que tinha um fotógrafo, um escritor que lhe escrevia os posts, alguém que lhe geria o site, entre outros... Estas palavras provocaram uma total indignação por entre os blogues e eu não percebo porquê. E não percebo porque não passam de bloguistas ressabiadas com uma enorme frustração de não serem elas no lugar da Vanessa. Porquê? Porque num país em crise, em que a falta de emprego e expectativas de trabalho jovens escasseiam ao ponto de termos de ir para um país que não o nosso, acho de louvar que um blog consiga dar emprego a umas quantas pessoas no mundo tão frágil e agora tão cobiçado que são os blogues. E porque só terem criticado a autora do blogue "Frederica"? Porque ela foi honesta e disse a verdade. A verdade do site dela. Já dos outros ninguém diz nada, mas eles, eles sim, não tiveram coragem de assumir que tem ajudas e patrocínios... Ou acham que aquelas viagens e algumas produções não tiveram ajuda? Até eu quando tiro as fotos, algumas, preciso que me ajudem... Mas a rapariga foi sincera e caíram em cima dela... Já no blog da Cristina "Daily Cristina" ninguém fala porquê? Também ela tem carradas de pessoas a trabalharem para ela só no blog, umas 10!!!! E também ela está a pôr a economia a mexer. E os blogues estrangeiros que todas vocês admiram e cobiçam? Acham mesmo que, coitadinhas, elas fazem tudo sozinhas? Aqueles de real dimensão???! 
O meu blog? Bem, eu faço tudo sozinha com produtos todos patrocinados por mim. Comprados para perceberem melhor. As fotos? Todas minhas... Menos as de corpo inteiro que ou peço ao namorado ou a filho pequenino para fazer o favor à mamã ... 
Se pudesse e tivesse também eu iria querer ter ajuda para vos dar um blog ainda mais completo e cheio de interesse. Por isso não critiquem como se estivessem ressabiadas de tanta inveja... Porque é isso que parece. 

7 comentários:

  1. Olá Maria,

    Concordo com o que escreveste, no entanto, admito que num blog nosso pelo menos a escrita deveria ser da nossa responsabilidade. Porque é através desta que conseguimos transmitir aquilo que somos e que as leitoras gostam de receber.

    socorrovoumorarsozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia. Acho que sim. Que um blog tem de ser escrito por quem dá a cara por ele. A escrita ainda é algo de pessoal e por ela consegue-se ver a personalidade da pessoa. Confesso que ela não deverá ter muito tempo disponível, entre gravações e modelagem assim como a vida pessoal dela... Compreendo mas que vamos nós fazer? Realmente seria a única coisa que ela deveria mesmo fazer, mesmo com ajuda de alguém... beijinho

      Eliminar
  2. A polémica não foi por isso.. foi pelo simples facto de ela ter dito que não achava nenhum blog nacional interessante, que preferia os Internacionais.. Basicamente disse que os blogues estrangeiros sao melhores e têm mais qualidade que os portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A polémica teve entre outras, essa também como razão, Clair de Lune. Mas no fundo, na minha opinião e só nela, acho que ela tem direito a ter a sua opinião. Se o disse em televisão e se chocou?, chocou, mas se calhar tantas outras e outros bloguistas pensam o mesmo. Não esqueçam que a reportagem só foi feita a três blogues. Se fossemos a ver não são estes os mais visitados, nem tão pouco. Foi a mera opinião de três pessoas. Cada qual com a sua história de vida e como consequência, com os seus gostos e escolhas. Se a devemos crucificar por ter opinião? Acho que não, senão voltaríamos a ser uma ditadura... Coisa que acho que a inveja nos faz ser: pequenos ditadores de todos os outros menos de nós próprios... Beijinhos

      Eliminar
  3. A polémica aconteceu porque a Vanessa se identificava como uma blogger mas depois disse que tinha pessoas que escrevem-se por ela os textos, que editassem as fotos dela, que fizessem o site dela, que a maquilhagem e etc. Ela não é blogger nenhuma assim, é só a cara do blog, mais nada. Os bloggers ficaram revoltados porque um verdadeiro blogger não tem a papinha toda feita, trabalha arduamente para o seu blog ter sucesso, tira as suas fotos, edita-as e etc, a Vanessa não fazia nada disso, por isso tens que dar um desconto a quem ficou revoltado, foi de muito mau gosto a maneira que ela falou.

    ResponderEliminar
  4. Finalmente alguém que tem uma opinião muito semelhante à minha!

    ResponderEliminar